sábado, 14 de maio de 2011

Conceitos do jornalismo

Este livro define o trabalho jornalístico com um ponto de vista diferente de outros autores. Michael Kunczik tem a intenção de provocar uma reflexão crítica de nossa própria condição social e a instigar o senso de responsabilidade do jornalista para com a sociedade. O texto trata de fazer a teoria tão correspondente à prática.


Kunczik diz que o termo comunicador é usado para definir toda organização dos meios de comunicação, portanto qualquer pessoa que passe informação ou entretenimento está inserido nesta categoria. Para os jornalistas o termo comunicador deveria ser definido como pessoas que produzem o conteúdo dos meios de comunicação dentro de uma organização e que podem influenciar esse conteúdo.


Kunczik também cita Walter Lippmann. Dizendo que, segundo Lippmann, a rotina padronizada, as ideias que os jornalistas compartilham sobre valor da notícia (determinado por fatores como a clareza do evento, a surpresa, o conflito, o impacto pessoal, a proximidade geográfica) comprem uma função que alivia porque, sem padronização, sem estereótipos, negligência, algo insensível em relação ao pontos mais delicados, o jornalista logo morreria por excesso de excitação.


Grupo 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário